quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Curiosidades sobre Beija Flor ou Colibri

Curiosidades sobre Beija Flor ou Colibri
Beija Flor ou Colibri
Colibri
Os beija-flores ou colibris, são as menores e mais leves aves do mundo, e também extremamente rápidas.

O belo colorido dos beija-flores origina-se do fenômeno da refração da luz, através da microestrutura das penas. As mudanças de cores, observadas numa mesma ave, variam de acordo com o ângulo de incidência da luz solar ou com a movimentação do corpo;

Dizem que Igor Sirkorski, que inventou o helicóptero, baseou suas idéias na observação contínua do vôo dos beija-flores. No entanto, o helicóptero não pode voar de cabeça para baixo. Os beija-flores podem.

Os beija-flores, em liberdade, só são encontrados no continente americano. Apesar de serem mais comuns na América do Sul, também podem ser encontrados na América Central e até no Alasca.

Talvez por viverem em climas tão diferentes é que existem mais de 350 espécies com cerca de 770 sub-espécies, o que os torna muito ricos em termos de variedade.

Existe uma espécie de beija-flor brasileiro que chega a voar a 60 quilômetros por hora. Tendo em conta o seu tamanho, é uma grande velocidade!

Em espécies mais pequenas, a velocidade do batimento das asas chega a ser de 90 batidas por segundo. Mal se vêem as asas mexer de tão rápido que batem! Até há casos em que estes beija-flores pequeninos parecem um inseto grande. É claro que as espécies maiores batem as asas mais lentamente.

O maior beija-flor que existe é o Patagona Gigas da Colômbia, com mais de 15 cm. É o mais lento também, com 2 vibrações de asa por segundo.

Algumas espécies de beija-flores são tão pequenas que medem menos de 7 cm e podem pesar menos de 2 g (nota: uma folha de papel comum A4 pesa 4 g).

O beija-flor gasta muita energia para voar tão rápido, por isso alimenta-se do néctar das flores doces (para se abastecerem de açúcar), micro-insetos e micro-aracnídeos.

Para chegar ao néctar das flores o beija-flor usa a sua longa língua. O seu bico, muito fininho, pode chegar a ser tão comprido como o resto do corpo.

Os beija-flores estão sempre repondo energias. Isso obriga-os a alimentarem-se de 4 em 4 horas. Só assim conseguem voar com a energia e rapidez que lhes são características.

Se fizermos umas continhas de matemática chegamos à conclusão que um único beija-flor come 30 vezes o seu peso em alimentos por dia. É muita caloria para gastar!

Só para imaginar a energia ele gasta, o coração do beija-flor bate cerca de 2000 vezes por minuto! (O coração de um humano adulto, sem estar fazendo esforço físico, bate cerca de 80 vezes por minuto). Mas quando adormece as batidas do seu coração descem para 40 por minuto.

Ao contrário dos outros pássaros, que descansam dos seus vôos passeando pelo chão, o beija-flor não usa as suas patas para andar, apenas para pousar e movimentar-se no ramo onde pousa.

Na natureza esta pequena ave vive entre 6 a 8 anos. Os seus ovos demoram cerca de três semanas a eclodir e nascem, em média, duas crias por ano.

O beija-flor é a única ave que conseguem ficar literalmente paradas no ar, decolar e aterrissar verticalmente, e até dar marcha à ré em pleno vôo, Tudo isso graças à sua velocidade de batimento das asas e também por causa da sua pequena estatura.

Uma característica pouco conhecida do beija-flor é o seu canto. Durante algum tempo pensou-se que não tinham nenhum som característico. É que os sons emitidos pelos beija-flores são muito agudos e rápidos. Por isso o ouvido humano quase não os consegue escutar.

Apesar de as suas "cordas vocais" serem muito simples, esta ave é capaz de emitir dois sons ao mesmo tempo, variar individualmente a sequência de notas do seu canto e apresentar variações regionais.




2 comentários:

  1. mttt bom beija-flores sao mtt lindooosssssssssssss..............

    ResponderExcluir
  2. Eu chego a ficar emocionada em ver um beija flor em plena copacabana..
    Vemos que Deus existe e nao nos abandonou..

    ResponderExcluir

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"