quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Folclore Brasileiro

Folclore Brasileiro
Curiosidades do Folclore Brasileiro
Curiosidade sobre lendas do Folclore Brasileiro
 1- O Dia do Folclore é comemorado aqui no Brasil com eventos e festas no dia 22 de Agosto.

2- A palavra Folclore originou-se de Folk-lore, onde “Folk” quer dizer povo e “lore” cultura e tradições. Assim, o folclore é caracterizada como o conjunto de características e manifestações da cultura popular. São os costumes, são as crenças e tradições do povo.

3- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

4- Foi criado em 2005, o Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representada pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.

Alguns dos personagens do Folclore Brasileiro são:
Saci-Pererê, um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso.

Bicho Papão, um grande monstro, peludo, feio e comilão que fica nos telhados das casas para assustar as crianças teimosas e desobedientes durante a noite.

Boitatá, uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Curupira, um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás, protetor das matas e dos animais silvestres, e persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos acreditam que é obra do curupira.

Mula-sem-cabeça, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Boto, um belo homem, jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Mãe-D'água, tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Pisadeira, uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mãe-de-ouro, uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Cuca, uma velha enrugada, de cabelos brancos e assanhados, muito magra, sempre ávida por crianças que não querem dormir cedo e fazem barulho, há muito mais por trás desse curioso mito de nossa cadeia folclórica.

Matinta-Pereira, uma misteriosa criatura, ora pássaro, ora gente, que vive nas matas. Embora muito comum nos estados da Região Norte, é conhecido no País inteiro. Trata-se de uma variação da Lenda do Saci Pererê e do Caipora.

Barba Ruiva, um estranho homem de Barba Ruiva ou Branca, que corre atrás das mulheres.





Sala de Jantar dos sonhos
Clique na imagem e conheça todas as salas disponível e preços. Informações de preços sobre o produto, ligue para: (22) 98134-0707 WhatsApp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"